Os engenheiros Marcos Antonio Moretti e Sílvio Vidal, da Novaes Engenharia de São Carlos, realizaram levantamento nesta semana em Dracena na etapa inicial de elaboração do plano diretor de controle perdas de água em todos os setores da cidade e dos distritos, através de contrato com a Emdaep. Houve licitação com este objetivo.
A empresa apresentará em breve um amplo relatório com diagnóstico da produção de poços semiartesianos, capacidade de reservatórios, situação de redes, adutoras e carências do município, visando o encaminhamento de projetos com solicitação de recursos para novos investimentos junto ao Fehidro. O levantamento contará ainda com informações sobre o cadastro de ligações, apontando onde existem mais perdas de água.
O presidente da Emdaep, Vanderlei Biazini, esclarece que apesar dos investimentos em bombas nos poços e ampliação de redes, há que se buscar um plano para projetar as necessidades para mais cinco anos. A perda de água que em 2009 chegava a 39%, hoje gira em torno 25%, ficando próxima do índice nacional. Isso abrange grandes e pequenos vazamentos. O padrão mundial é de 15%.
A existência do plano diretor de perdas é uma exigência dos governos federal e estadual para celebrações de convênios com os municípios. Os custos do levantamento serão arcados pelo Estado, através de convênio, e pela empresa municipal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.