quinta-feira, 17 de outubro de 2019

COLUNA DO PROFESSOR VALDIR ANDRÊO - 17 DE OUTUBRO


No estado mais adiantado da federação

Enquanto o governador de plantão se mostra mais preocupado em se preparar para a sucessão de Bolsonaro, cresce o número de casos de sarampo. Assim como, também avultam as notícias sobre pessoas picadas por escorpião. Ainda ontem, foi sepultada, em Franco da Rocha, uma menina que foi vítima de um deles.  Não está na hora de o engomadinho do Bandeirantes deixar a luz dos holofotes e começar a governar?

Pontes e mais pontes...

Ao contrário do que se verificou, este ano, 2020 terá 9 feriados nacionais emendados. A série começa em 25 de fevereiro com a terça de Carnaval. E prossegue em 10 de abril (sexta-feira da Paixão). O 21 de abril (Tiradentes) cai numa terça e a quinta 11 de junho é dedicada a Corpus Christi. Seguem-se o 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro (todos numa segunda) e o 25 de dezembro (sexta). O servidor público de Dracena deve ganhar mais um refresco: 8 de dezembro é uma terça-feira e, na véspera, tudo leva a crer que seja decretado ponto facultativo municipal.

Olho vivo, candidato!

Àqueles estudantes que se preparam para as provas do Enem, no começo de novembro, um alerta necessário: abstenham-se de compulsar correspondências enviadas pelo titular da Educação (sic), Abraham Weintraub, a seus companheiros de ministério ou assessores diretos. Em ofício enviado a Paulo Guedes, ministro da Economia, grafou paralisação com Z e não com S, como seria o correto. Também digitou suspensão com Ç e não com S, como é o certo. Em outras correspondências, sua Excelência também demonstra pouca intimidade com as regras da crase.

Saudades da ditadura

O deputado Daniel Silveira, do partido do presidente Bolsonaro, arremessou o celular de um repórter, na assembleia legislativa carioca. "Arremessei. E aí irmão? Te bati, babaca. Vai no STF e me processa. Tu é um babaca, rapaz", disse o parlamentar. Silveira ficou conhecido em 2018 por quebrar uma placa de rua com o nome de Marielle Franco, enquanto discursava do alto de um carro de som no Rio de Janeiro.

Sem surpresas

Embora com dificuldades. Flamengo e Palmeiras superaram seus adversários e se mantiveram na ponta da tabela do Brasileirão. O Corinthians arrancou o empate do Goiás, nos acréscimos, e o São Paulo conseguiu reabilitar o Cruzeiro. Foi a primeira derrota do novo treinador, Fernando Diniz.

Professor Valdir Andrêo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.