segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

EVENTO NA UNESP DIVULGA A SITUAÇÃO DE NASCENTES EM DRACENA

O Grupo de Estudos do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos realizou a oficina “Avaliação e plano de revitalização das nascentes urbanas de Dracena”, nesta segunda-feira, no auditório da FCAT/Unesp. Na abertura falou o diretor da unidade, professor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo.
O evento contou com representantes da Prefeitura, Emdaep, Câmara, Crea/SP, Secretaria de Meio Ambiente do município, estudantes da Unesp e alunos e professores das Escolas Alfredo Machado, Julieta Guedes e 9 de Julho.
O professor Sérgio Bispo Ramos é o coordenador do grupo de estudos, que realizou o levantamento e prestou informações sobre sete pontos de coleta de água de nascentes urbanas em Dracena. A Emdaep fez a análise em quatro oportunidades em seu próprio laboratório entre maio e novembro. Foi realizada uma avaliação macroscópica sobre água, lixo, esgoto, vegetação, animais, proteção dos locais, proximidade urbana e tipo de área de inserção. Com as informações foram atribuídos pontos para cada nascente.
A nascente que foi avaliada como em boas condições foi a do pesqueiro nas imediações do Bairro Virgílio Fioravante e Estrada José Mazoni. A nascente na região da Rua Ipiranga (Jardim Jussara) foi classificada como ruim. Em péssimas condições foram apresentadas as nascentes do Jardim das Palmeiras (Alameda Inglaterra), Recinto da Fapidra (em direção ao Bairro Tonico André), Jardim Kennedy, Jardim Brasilândia (região da Lagoa do Bairro Mirassol) e do Centro de Controle de Zoonoses (Bairro Três Coroas).
Foi esclarecido que a nascente do Jardim das Palmeiras apresenta pouca água em função da urbanização do setor. Na região do Jardim Kennedy há esgoto na água da nascente. E na saída da água da Lagoa do Bairro Mirassol existem entulho e materiais jogados pela população.
O professor Sérgio Bispo Ramos abriu a palavra para os presentes e informou que o plano de revitalização recebe sugestões dos interessados nos próximos 15 dias.
Em 2019, será realizado o projeto “Real situação das nascentes urbanas para a comunidade estudantil dracenense”.
“Aguarda-se o envolvimento das autoridades em geral e da população para a busca de melhores condições para as nascentes urbanas, que apresentam situação extremamente preocupante”, informou o vereador Cláudio José Pasqualeto, que participou da oficina, também representando a diretoria da Emdaep.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.