sábado, 10 de novembro de 2018

ALUNOS DE DIREITO DA REGES PARTICIPAM DO JÚRI SIMULADO

Pela primeira vez, o curso de Direito da Faculdade Reges de Dracena realizou um Júri simulado, com a participação de alunos, neste sábado. A atividade foi coordenada pelo professor Tiago Grigorini, que é juiz da Comarca de Panorama e trabalha em sala de aula com as informações e procedimentos sobre o Tribunal do Júri.
O Tribunal do Júri, instituído no Brasil desde 1822 e previsto na Constituição Federal, é responsável por julgar crimes dolosos contra a vida. Neste tipo de tribunal, cabe a um colegiado de populares – os jurados sorteados para compor o conselho de sentença – declarar se o crime em questão aconteceu e se o réu é culpado ou inocente. Dessa forma, o magistrado decide conforme a vontade popular, lê a sentença e fixa a pena, em caso de condenação.
O professor Tiago Grigorini fez a abertura do evento. Os alunos, através de sorteio realizado anteriormente, desempenharam todas as funções do Poder Judiciário, Ministério Público e defesa no desenvolvimento dos trabalhos. Houve ainda o sorteio dos sete integrantes do conselho de sentença.
O júri simulado utilizou um processo real de tentativa de homicídio registrada há dois anos. Alunos fizeram os papéis do réu, vítima e testemunhas, com espaço para acusação e defesa. Ao final, a tentativa de homicídio foi desclassificada para lesão corporal. Os jurados entenderam que o réu não teve intenção de matar a vítima.
O professor Tiago Grigorini comentou que a atividade superou suas expectativas e a experiência será repetida a cada ano. Os alunos em ação foram avaliados. Demais alunos que acompanharam o júri simulado vão apresentar relatórios e trabalhos sobre o evento.
O coordenador do curso de Direito, professor Alex Luengo, esteve presente.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.