sábado, 18 de agosto de 2018

UMA HONROSA HOMENAGEM À DONA THEREZA PASSAFARO GONZALEZ


Surpresa e emoção marcaram a festa dos 70 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena, na noite de 8 de agosto. Um ponto de destaque ficou para a nova sala de reuniões e de catequese, que recebeu o nome da Dona Thereza Passafaro Gonzalez. Como 2018 é o Ano do Laicato, a paróquia pioneira de Dracena decidiu homenagear uma cristã leiga que teve forte atuação na comunidade católica e se destacou pela sua bondade e presença marcante junto a todos os familiares e amigos, servindo sempre como exemplo de vida e disponibilidade para boas ações.
Os filhos Marinês, Arcanjo e Maristela e demais familiares e amigos agradecem a todos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida pela honrosa homenagem, perpetuando o nome de Dona Thereza Passafaro Gonzalez na comunidade que tanto amou e para qual se dedicou por muitas décadas. Obrigado, Freis Aírton, Cláudio e Clóvis e demais paroquianos!



Dona Thereza faleceu aos 88 anos em 8 de julho passado. Era viúva de Antonio Gonzalez Filho (fundador da Medral), com quem teve os filhos Marinês, Arcanjo, Maristela e Catarina (já falecida). Deixou 11 netos e 18 bisnetos.
Filha de pai italiano, Dona Thereza sempre valorizou sua origem, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela família, pai, mãe e seus irmãos. Foi com a mãe que aprendeu os primeiros passos para se tornar uma excelente cozinheira. Depois, quando a família adquiriu uma sorveteria, se especializou em bolos e doces.
Antonio e Thereza formaram a família em Penápolis, onde nasceram os três primeiros filhos. A vinda para Dracena se deu em julho de 1961. Na Cidade Milagre nasceu a filha Catarina.
Em Dracena, a família fundou a empresa Medral e dona Thereza criou os filhos e participou de várias atividades, sempre valorizando os seus dotes culinários. Ainda deu aulas na escola de culinária do município. Orientou cozinheiras da Santa Casa e dirigiu o setor de Merenda da Prefeitura, onde se aposentou.
Na comunidade católica, se dedicou a trabalhos voluntários na Laje da Igreja Matriz e participou da Ordem Franciscana Secular e auxiliou as fraternidades formadas nas três paróquias.
Em 2012, um sonho foi realizado por Dona Thereza. Ela lançou o livro “Culinária Frei Jacoba”, com muitas receitas e dicas sobre sua experiência como especialista no assunto. A renda da venda dos livros beneficiou a Avapac e as Ordens Franciscanas. Nos últimos anos de vida, mesmo com problemas de saúde, Dona Thereza continuou se dedicando à família e sua vida de fé cristã.
“Vivi uma vida muito doméstica e sempre fui bastante feliz ao lado dos meus familiares. Para mim o mais importante é o aconchego do lar, o amor e a esperança que não podemos perder”, disse Dona Thereza em matéria especial do Dia Internacional da Mulher no Jornal Regional, em 8 de março de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.