terça-feira, 22 de maio de 2018

COLUNA DO PROFESSOR VALDIR ANDRÊO - 22 DE MAIO


Um espetáculo inesquecível

Mesmo as pessoas mais vividas e acostumadas aos grandes eventos esportivos emocionaram-se com a grande festa de abertura dos VI Jogos Regionais, dia 18 de julho de 1986, no Centro Olímpico da vila Barros. Desde que a banda marcial de Quatá ingressou no estádio, até que as jovens estudantes encerrassem sua belíssima dança, o público viveu momentos de rara emoção cujo ponto alto foi a passagem do atleta João Carlos de Oliveira (João do Pulo), conduzindo a tocha olímpica que ele usou para acender a pira.

Difícil conter as lágrimas

Acostumado a ver, desde aqueles tempos, a tecnologia imperar nos eventos apoteóticos, o dracenense pôde acompanhar um espetáculo onde o ponto forte foi o ser humano. Emocionou-se com a dignidade e com o exemplo de vida de um campeão do mundo que não se abateu diante da fatalidade e vibrou com a dança de centenas de estudantes perfeitamente sincronizadas.

Orgulho pelo tri

João do Pulo chegou a esta cidade, dois dias antes. O comitê organizador dos Jogos nomeou o professor Antonio Leopoldo César para ciceroneá-lo, desde que ele desembarcou no aeroporto de Presidente Prudente. O colunista teve o privilégio de entrevistá-lo e sentir sua vibração pela conquista de vários títulos internacionais. Ele explodiu no Pan-Americano do México, em 15 de outubro de 1975, quando faturou a medalha de ouro do salto triplo, com a marca de 17,35m. Foi tricampeão da modalidade com mais primeiros lugares na Alemanha, Canadá e Itália.

Triste despedida

Um acidente de carro, na via Anhanguera, encerrou - prematuramente - a carreira do atleta que defendeu o São Paulo, o Exército, o Pinheiros e a Guaru de Guarulhos. Mesmo tendo uma perna amputada, manteve uma vida intensa, durante algum tempo, inclusive ingressando na vida política e se elegendo deputado estadual duas vezes pelo PFL, hoje DEM. No entanto, o alcoolismo e a depressão o levaram à morte, em 1999.
       
Professor Valdir Andrêo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.