quinta-feira, 31 de agosto de 2017

INFORMAÇÕES SOBRE O TG DRACENENSE

TIRO DE GUERRA 02-082 DE DRACENA

“Uma Escola de Civismo e Cidadania”.

Muita gente se pergunta, ou já se perguntou sobre o que é de fato civismo? O que é cidadania?
Civismo: Devoção pelo interesse público; patriotismo;
Civismo não se restringe apenas ao amor à pátria, é claro que esse é o mais importante, mais um ato cívico, se considera também o respeito pelo próximo, respeito no trânsito, respeito pelas leis de seu país, entre diversos outros. É saber viver bem em sociedade.

Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo (pessoa) em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão.
Outros se perguntam, por que devo me alistar? Será que isso é perda de tempo?
A maioridade chega, e com ela nova fase. Além de decidir a profissão, os garotos devem se alistar no Tiro de Guerra, órgão de formação da reserva do Exército Brasileiro. O cadastro é obrigatório (mesmo para os que moram fora do País) nos primeiros seis meses do ano em que completar 18 anos.
Entre os jovens que se alistam, em média de 300, por ano, depois de uma rigorosa e criteriosa seleção e realizada uma bateria de exames médicos e entrevistas, são escolhidos 50 jovens para serem matriculados neste Tiro de Guerra de Dracena.
A experiência de um ano marca a vida de quem serve o Exército. A disciplina é a maior lição aprendida por eles.
Eles chegam cheios de expectativas e sonhos, começam a receber instruções típicas das atividades militares, não só para desempenharem funções militares, mas em paralelo, para agregarem valores em suas carreiras profissionais.
Inicia as instruções no TG às 6h de segunda a sábado, ficam por duas horas, cumprem tarefas e voltam para casa. Recebem instruções militares, têm aulas de civismo e cidadania, de armamento, de primeiros socorros, tecnologias sociais, entre outras atividades. Entre 12 e 15 dias, um é convocado para garantir a manutenção e segurança no quartel por 24 horas. Usam uniforme completo cedido pelo Exército no dia a dia e em eventos oficiais. Têm o dever de cuidar das peças, engraxar os coturnos, além de fazer a barba e raspar bem o cabelo.
Aprendem que ser obediente não é escolha, é obrigação. “No começo é difícil falar ‘senhor’, dizer licença e obrigado para tudo, mas com o tempo se acostuma. Respeitar horários é outra exigência”.
Os atiradores aprendem os ensinamentos de manter a postura, respeitar a hierarquia, ter disciplina e até de acampar e atirar.”
Então por que Escola de Civismo e Cidadania?
Por que nesta Escola de Civismo e Cidadania, aprendem a ser Responsáveis, a ter Disciplina Consciente, Cumprimento de Horário, Confiabilidade “Sem Supervisão”, Máximo de Desempenho e sempre vai fazer o melhor.
Os militares recém formados saem do TG, com um a qualificação técnica, e aprendem que todos esses valores é obrigação e não favor.
Ele entendeu que para trabalhar em um bom ambiente e trabalhar bem, vai fazer tudo para que esteja limpo e organizado.
É uma característica marcante que os funcionários eleitos como destaque nas empresas, em sua maioria são ex-atiradores. Há uma grande possibilidade de ele ser o funcionário destaque da empresa.
Nas faculdades, também o ex-atirador se destaca, não por ser militar, mas pelos valores que foram agregados a ele.
Enfim, quando ver um atirador fardado, dê valor a ele. E saiba que esse jovem terá um futuro brilhante pela frente e será um honrado cidadão em que esta bela “Cidade Milagre” se orgulhará dele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.