Um investimento de
mais de R$ 5 bilhões pode ser garantido na malha ferroviária paulista se a Rumo
Logística, do Grupo Cosan, conseguir do governo federal uma concessão até 2058.
A Rumo sucede a América Latina Logística (ALL).
O objetivo dos
investimentos é ampliar o transporte de produtos para exportação até o porto de
Santos. Existe viabilidade de reativação do ramal ferroviário
Bauru/Marília/Panorama, com interligação com a Hidrovia Tietê-Paraná. O porto
de Panorama pode ser ativado.
O projeto é
grandioso e prevê a troca de todos os trilhos e dormentes do ramal da Alta
Paulista, que foi construído nas décadas de 1940 e 1950. Podem passar pela
região composições com 120 vagões, bloqueando as ruas sobre os trilhos. A Rumo ainda
pode fazer parcerias para que outras empresas explorem o transporte de
passageiros e até o trem turístico.
As informações
foram passadas na reunião realizada na Unimar, em Marília, na sexta-feira, numa
iniciativa da Rumo Logística e do Ministério Público Federal.
O diretor
jurídico do Grupo Cosan, Elias Marques de Medeiros Neto, abriu a reunião, que
contou com a presença do vice-governador Márcio França, que é o secretário de
Desenvolvimento Econômico de São Paulo. França garantiu todo apoio do Estado
para a iniciativa.
Guilherme Penin,
da Rumo, falou sobre a renovação da malha paulista e a reativação de ramais. O
promotor Jefferson Aparecido Dias destacou o papel do Ministério Público
Federal e as obrigações do poder público. O professor Mateus Piva Adami enfocou
a prorrogação das concessões, conforme a Lei 13.448/2017.
Coube aos
deputados Reinaldo Alguz e Evandro Gussi mostrarem números e informações sobre
o potencial de cargas do Oeste Paulista. Com a ferrovia em operação, a região
pode voltar a ter desenvolvimento econômico. Os parlamentares se mostraram
confiantes com a medida. A reunião durou mais de duas horas.
OPINIÕES – Para o
presidente da Amnap e prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato, a situação da
ferrovia preocupa os municípios e a volta do transporte de cargas pela linha
férrea também não pode afetar o setor de caminhões, que merece atenção. Para
ele, a Amnap está à disposição para novas reuniões visando a mobilização em torno
da volta da ferrovia, que “pode se tornar uma realidade”.
O deputado
federal Evandro Gussi disse que esse projeto pode marcar o início de uma virada
para o desenvolvimento da região. A união da região com representatividade
política deve resultar na volta da ferrovia e em outras conquistas. No
Congresso Nacional foi aprovada lei que permite a antecipação da renovação das
concessões, incluindo das ferrovias.
Já o deputado
estadual Reinaldo Alguz diz que este projeto da volta da ferrovia exige um
trabalho de todos. O parlamentar comentou que se trabalha isolado e não se sabe
o potencial de produção da região e que ele conseguiu mostrar com números e
demais informações.
Diversas
lideranças da região participaram da reunião como os prefeitos de Marília,
Daniel Alonso e o de Bauru, Clodoaldo Gazetta. Dracena foi representada pelo
prefeito Juliano Brito Bertolini, primeira-dama Ana Carolina, vereador Cláudio
José Pasqualeto, empresários Sérgio Roberto de Souza (Ciesp/Fiesp) e Ezequiel
Alguz, professor José Gonzaga da Silva Neto (Reges), professor Fábio Mingato (Unesp)
e jornalista Fernando Nunes (Fundec), bem como prefeitos, vice-prefeitos e
vereadores de toda a Nova Alta Paulista.
Novos encontros podem
ser realizados sobre o projeto de reativação do ramal ferroviário
Bauru/Marília/Panorama. Fotos: Cláudio José/Bastidores da Notícia.
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