quarta-feira, 12 de abril de 2017

PROJETO RODA DE CONVERSA – UMA PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA

Percebendo a necessidade de fortalecer, ainda mais, o precioso vínculo escola-família, o Colégio Objetivo de Dracena desenvolveu o Projeto Roda de Conversa com os pais dos alunos do Ensino Fundamental I. O projeto teve por objetivo proporcionar espaço para que os pais compartilhassem as dificuldades da família, especialmente com a educação dos filhos e juntos refletissem as possibilidades de mudanças necessárias. Também valorizar o empenho dos pais e a contribuição com a escola, através do ensino de regras e limites.
Diante da velocidade das informações, da imensa adesão a vida digital e a correria da vida moderna, muitas vezes se deposita a escola a função de educar. Atualmente um dos desafios é acompanhar as transformações, vivendo dias de exaustão, seja no trabalho, na família, infelizmente, nas relações.
Grande parte das pessoas está perdendo a referência, ficando tão conectado a era digital, que o online se tornou offline para os mais próximos, uma perda arrebatadora.
No meio de tantas informações, sente-se que pais, mães e responsáveis estão desorientados, sendo necessário encontrar apoio. O Filósofo Mario Sergio Cortella nos ressalta: “Não é só a educação dos filhos que é necessária, mas a dos pais também”.  Alertando a necessidade de olhar nos olhos, sentar junto, conversa sem hora marcada, se encontrar pessoalmente.
Vale lembrar que ao tempo que muitas famílias não possuem o tempo que gostariam para se dedicar totalmente aos filhos, é possível se ajustar, se reorganizar, se reencontrar.
A escola, muitas vezes, carrega uma função que não é dela, a função da escola é contribuir com a família na educação fazendo escolarização. A escolarização é apenas uma parte do educar, não é o todo.
O projeto foi desenvolvido durante uma semana pela Coordenadora Simone F. Tolardo Ferreira e pela Psicóloga Paloma Fava.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.