quinta-feira, 16 de março de 2017

EMEI PASSA POR HIGIENIZAÇÃO POR CAUSA DE MENINGITE

A Prefeitura Municipal de Dracena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, informa a suspensão das aulas da EMEI Lar Infantil, no Jardim Brasilândia, nesta quinta-feira (16) para a higiene ambiental do local. A medida foi somente adotada após a confirmação de um novo caso de meningite viral, em um aluno de um ano e dez meses.
O paciente está internado na Santa Casa de Dracena, mas passa bem e já não apresenta mais febre, segundo o órgão competente.
Conforme a Secretaria Municipal de Educação, somente as aulas da Lar Infantil foram interrompidas, porém na sexta-feira (17) as atividades da instituição retomam normalmente.
A Secretária Municipal de Saúde e Higiene Pública, Ligia Sinatura, ressalta que a suspensão do funcionamento da creche é apenas uma medida adicional, já que a meningite viral não oferece riscos a quem mantem contato com o paciente, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
A meningite viral, também chamada de meningite asséptica, é menos grave, mais frequente que a meningite bacteriana e melhora sem tratamento específico. É causada, em geral, pelos enterovírus, mas outros vírus que podem ser evitados por vacinação (tríplice viral ou tetra viral) também podem causar a doença.
Os enterovírus têm maior possibilidade de ser disseminados quando as pessoas não lavam as mãos após ir ao banheiro, trocam fraldas ou lençóis sujos e depois levam as mãos à boca, preparam alimentos ou tocam em outras pessoas com os dedos contaminados.
Estes vírus podem, também, ser transmitidos por contatos próximos, comuns entre membros da mesma família. As pessoas com contato próximo com pacientes portadores de meningites virais não necessitam de tratamento preventivo com antibióticos, mas deverão lavar as mãos frequentemente com água morna e sabão, ou usar produtos para limpeza das mãos à base de álcool ou gel de álcool para evitar a transmissão desses vírus.
Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente e são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.