sexta-feira, 31 de julho de 2015

MÊS TERMINA COM A SEGUNDA LUA CHEIA NO PERÍODO

A última noite de julho trará um acontecimento visto pela última vez em agosto de 2012: a Lua Azul. Ao contrário do que o nome sugere, nosso satélite não muda de cor, mas vai aparecer cheia pela segunda vez no mesmo mês. A primeira aconteceu no dia dois. O fato ocorre por ter um ciclo lunar extra, resultado de um cálculo entre a duração do ano solar dividido pelo tempo destes ciclos.
A segunda lua cheia acontece por causa da diferença do mês terrestre, que dura 30,5 dias, e o tempo que a lua leva para girar em torno da terra, que resulta em 29.5 dias. É justamente essa diferença que provoca "sobra" de uma lua cheia e ainda a variação entre os dias e as quatro fases da lua.
 Normalmente acontecem 12 luas cheias por ano. Uma curiosidade é que o único mês em que não é possível ver mais de uma lua cheia é fevereiro. Por ser mais curto que a duração de um ciclo lunar, mesmo em ano bissexto. Cada ocorrência desse fenômeno tem um intervalo de dois anos. Informações do Diário de Pernambuco. Veja três imagens registradas em Dracena, nesta sexta-feira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.