quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SOBE O PREÇO DA GASOLINA E DO DIESEL

O preço da gasolina está mais caro nas refinarias a partir desta quarta-feira. O anúncio do reajuste foi feito na noite de terça pela Petrobras, que aumentou em 6,6% o preço da gasolina e em 5,4% o preço do diesel. Para especialistas, a alta nos preços de venda nas refinarias não deve ser repassada integralmente ao consumidor. Nas bombas, preveem economistas, o aumento deve ficar em torno de 4%.
Segundo a nota da Petrobras, o reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo.
A gasolina recebe, atualmente, uma mistura de 20% de etanol, enquanto a do biodiesel no diesel é de 5%. A mistura deve amenizar o a alta no bolso do consumidor. "O impacto na bomba é menor e é amortecido pela mistura de biocombustíveis - no caso da gasolina, o álcool, e no caso do diesel, o biodiesel", afirmou o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), Alisio Vaz. Para ele, impacto do aumento também pode ser amenizado por eventuais mudanças nas margens de distribuição e comercialização de cada distribuidora.
O economista e sócio da Tendências Consultoria, Juan Jensen, calculou que o aumento poderá ser equivalente a 4,2% na bomba dos postos. Como o peso da gasolina dentro do IPCA é de 3,89%, isso deve provocar um impacto total na inflação de 0,16 ponto porcentual. "Dado que o aumento vale a partir da zero hora do dia 30, o impacto será assim distribuído: 0,01 ponto porcentual em janeiro e 0,15 ponto porcentual em fevereiro", afirmou Jensen. A informação é da Revista Veja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande seu comentário no e-mail claudiojosejornalista@yahoo.com.br

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.